13 extensões essenciais para o Chrome

20150529171458_660_420

Google Art Project (Foto: reprodução)

Por Redação Olhar Digitalem 29/05/2015 às 17h40

Uma das principais vantagens do Google Chrome são suas extensões: elas permitem que você customize o navegador para deixá-lo com a sua cara, e também ajudam a contornar alguns dos principais problemas dele.

E por mais que as extensões tenham um caráter pessoal, algumas delas são simplesmente boas demais para não serem usadas. Separamos abaixo opções que, entre outras coisas, resolvem com elegância alguns dos empecilhos da navegação da internet no navegador.

As dicas facilitam a navegação de usuários de diversos perfis, desde aqueles que praticamente só navegam por redes sociais até os que querem tentar conhecer a internet inteira

Veja a lista a seguir:

OneTab

13984210420145d-original-1

Reprodução

Um dos maiores problemas do Chrome é que ele consome muita RAM, e quanto mais abas você deixa abertas, mas memória ele come. Se você costuma abrir uma aba atrás da outra até que seu computador comece a ficar lento, o OneTab, é o aplicativo ideal. Quando você clica no botão, ele transforma todas as abas que você tem abertas em uma lista com links para cada uma. Extremamente útil pra pessoas que deixam um monte de notícias abertas para ir lendo depois.

Google Tradutor

translate

Reprodução

Em vez de abrir o tradutor do google, copiar a palavra ou expressão que você não conhece e colá-la no tradutor, a extensão permite que você traduza termos ou frases com apenas alguns cliques, sem precisar abrir outra aba. se você costuma ler muitos sites em línguas diferentes (ou quer começar), essa extensão pode ser bastante útil

Pocket

pocket-via-computer

Reprodução

Já aconteceu de você abrir alguma página e pensar “vou guardar isso para ver depois”? O Pocket permite fazer exatamente isso. Ele coloca um botão ao lado da barra de endereços que, ao ser clicado, automaticamente envia aquela página para o seu Pocket. Quando você quiser, basta abrir uma nova aba e clicar no botão que ele mostra tudo que você guardou para ver depois.

WikiWand

Wikiland

Reprodução

Se você não gosta do aspecto visual da Wikipedia, o WikiWand pode te ajudar. Ele muda o design na enciclopedia virtual, deixando-o mais limpo e facilitando a leitura. O menu lateral se torna mais destacado, facilitando o acesso às suas funções, e pequenas prévias das páginas linkadas aparecem quando você passa com o mouse por cima delas.

HTTPS Everywhere

HTTPS-Everywhere-01

Reprodução

Os sites cujos endereços começam com https são mais seguros que os que começam apenas com http. Esse “s” a mais, afinal, significa “secure”, pois ele transmite seus dados de maneira criptografada. O que o HTTPS Everywhere faz é sempre acessar a versão https dos sites que você acessa (caso ela esteja disponível), sem que você precise fazer absolutamente nada. Como essas versões do site são praticamente iguais às outras, a extensão vale bastante a pena.

Google Art Project

Screen-Shot-2015-03-12-at-09.32.14

Reprodução

Se a página que aparece quando você abre uma nova aba do navegador lhe parece sem graça, não se preocupe: há diversas extensões que resolvem exatamente esse problema. O Google Art Project, por exemplo, substitui o fundo da página por uma obra de arte visual. é possível configurar a extensão para mostrar uma nova obra cada vez que você abre uma nova aba, ou ainda para manter a mesma obra por certos períodos de tempo.

Momentum

e4bd1e20a2f40163117785c6b437e3fd

Reprodução

Se o seu foco é produtividade, a extensão Momentum pode ser mais interessante. Ela substitui a página padrão do Chrome por uma bela paisagem e inclui citações inspiradoras, além de permitir que você determine qual é o seu principal foco do dia (algo bastante útil, já que ele volta a aparecer cada vez que você abre uma nova aba).

Currently

New_Tab-4

Reprodução

Outra opção interessante para a sua tela de nova aba é a extensão Currently. Essa extensão, mais enxuta, simplesmente cobre a página padrão com uma cor marcante, e destaca apenas algumas informações simples e úteis, como o horário e a previsão do tempo para a sua região (que ela determina usando geolocalização).

Ghostery

20150529165804

Reprodução

Voltado para a proteção dos dados dos usuários, o Ghostery, quando ativo, bloqueia todos os “tracking cookies”: pequenos arquivos que as páginas da internet descarregam nos computadores dos usuários que permitem que elas monitorem a navegação de quem visita o site. Diferente de outras extensões desse tipo, o Ghostery é totalmente grátis, e não aceita nem doações. A única coisa que ele aceita é que o usuário compartilhe (anonimamente) dados sobre os cookies com a empresa.

StumbleUpon

extensions5

Reprodução

O StumbleUpon é uma maneira de descobrir sites novos e interessantes. Ele exige que você crie uma conta, com dados sobre seus interesses. Em seguida, ele começa a te mostrar páginas das quais você pode gostar com base nas respostas que você deu (é possível mudá-las depois, ou filtrar o conteúdo que a extensão lhe indica). O processo de se registrar para usar o serviço é um pouco longo, mas a montanha de horas que você pode descobrindo novas páginas fazem a demora valer a pena.

Antisocial

unnamed

Reprodução

Uma ferramenta voltada para “limpar” os sites que o usuário visita. o Antisocial, como o nome sugere, remove todos os widgets de compartilhamento de redes sociais que os sites costumam incorporar às suas páginas. Se você não costuma usar esses widgets, ou se alguns dos sites que você frequenta abusam deles, não deixe de utilizá-la.

AutoPagerize

autopagerize_for_chrome-339747-1265870750

Reprodução

Contra todos aqueles sites que fazem “listas” nas quais você precisa clicar para ir passando ítem por ítem, o AutoPagerize transforma qualquer site em um site com rolagem infinita. Na prática, isso faz com que todos os botões “próxima página” desapareçam. O site simplesmente carrega a página seguinte no final da página atual.

Chrome Currency Converter

Amazon_CurrencyConverter_001_1280x0800

Reprodução

Para quem costuma navegar com frequência em sites de compra de outros países, o Currency Converter é muito útil. Ele converte automaticamente os preços mostrados em páginas da internet para qualquer moeda que você selecionar. Ele também oferece a possibilidade de converter, manualmente, qualquer valor que você encontrar pela rede para qualquer outra moeda, com base em cotações atualizadas.

 

Fonte: Olhar Digital

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann