1º de Março: dia do turismo ecológico

Curte uma cachoeira, andar em meio ao verde, acampar e estar próximo de animais silvestres? Por que não planejar um fim de semana de ecoturismo? Hoje, dia 1º de março, é dia do turismo ecológico!

Entre tantas cidades dispostas a receber os turistas interessados em ecoturismo, existem aquelas que se destacam mais. Atualmente, os principais destinos ecológicos do Brasil são Brotas (São Paulo), Chapada Diamantina (Bahia), Itacaré (Bahia), Chapada dos Veadeiros (Goiás) e, o mais famoso do país, Bonito (Mato Grosso do Sul). Mas existem inúmeras outras opções!

bonito_pantanal

Bonito, MS (Reprodução)

Segundo a Embratur, o ecoturismo é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

cataratas

Cataratas do Iguaçu, PR (Reprodução)

Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que o ecoturismo contribui para a preservação quando é praticado com responsabilidade, tornando-se um dos principais meios de educação ambiental e permitindo a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.

chapada-diamantina

Chapada Diamantina, BA (Reprodução)

Nosso país tem 8 mil km de praia, mas o ecoturista também gosta de mato, de lago, rio e cachoeira. O perfil do ecoturista é aquela pessoa que procura diversão e fuga da rotina, do estresse diário. Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) identificou que o seguimento tem grande potencial para crescer, mas que as empresas precisam se adequar aos anseios do turista: não basta ser ecológico, tem que ser divertido!

chapada-dos-veadeiros

Chapada dos Veadeiros, GO (Reprodução)

No site do Ministério do Turismo você pode pesquisar os destinos pelo tipo de viagem que mais interessa: ecoturismo, turismo cultural, social. Há diversas dicas, é só clicar aqui para conhecer.

Fonte: Mundo das Tribos  via Moleco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann