Astronautas comem pela primeira vez alface cultivada no espaço

20150810150003_660_420

Alface espacial (Foto: reprodução)

Por Redação Olhar Digitalem 10/08/2015 às 15h30

Hoje, os membros da Expedition 44 na Estação Espacial Internacional da NASA comerão pela primeira vez alface cultivada completamente no espaço. As folhas foram plantadas no dia 8 de julho desse ano e cresceram ao longo de 33 dias na “Veggie“, a estufa experimental em miniatura da Estação.

O cultivo dos vegetais faz parte do experimento conhecido como “Veg-01”, que tem como objetivo aferir a viabilidade de alimentar astronautas com legumes e vegetais cultivados no espaço. As primeiras sementes do projeto foram plantadas em maio de 2014 e, após 33 dias, os legumes foram enviados para a Terra para garantir que estavam aptos para consumo humano.

A NASA pretende analisar também o impacto do consumo de vegetais “espaciais” sobre a saúde fisiológica e psicológica da tripulação. A Agência acredita que alimentos frescos podem melhorar o humor dos astronautas, além de oferecer alguma proteção contra a radiação do espaço, graças aos oxidantes que eles contêm.

Preparação para Marte

Além disso, a experiência também serve como uma espécie de preparação para o programa “Journey to Mars” da NASA, que deve ocorrer na década de 2030. O projeto levará alguns astronautas até Marte, numa viagem que deve durar mais de um ano.

Não seria viável enviar suprimentos para durar a viagem inteira. Por outro lado, também não seria possível enviar pacotes de suprimentos aos astronautas após a partida para o planeta vermelho. Nesse caso, cultivar comida no espaço seria uma solução ideal.

Além de oferecer alimento, o cultivo de vegetais também daria aos astronautas responsabilidade e trabalho durante a viagem. Como os astronautas passarão muito tempo em um espaço confinado, os cientistas da NASA crêem que atividades desse tipo serão cruciais para a saúde psicológica da tripulação.

 

Fonte: Olhar Digital

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann