Brechó pendura agasalhos em árvores para moradores de rua se protegerem do frio

Ei, morador de rua! Está muito frio aí fora. Pegue um destes!” O convite está pendurado em árvores de Curitiba, que oferecem aos moradores em situação de rua cabides repletos de agasalhos para se esquentar.

Reprodução
Foto: andreanix/Creative Commons e Divulgação/Libélula Brechó

Débora Spitzcovsky

A iniciativa partiu do empresário Rafael Gomes Savae, dono da rede Libélula Brechó. Sob um frio de -2ºC, o estudante de Design e Moda foi contagiado por uma das mensagens que estão circulando no Facebook, nos últimos dias, pedindo para que as pessoas se conscientizem e ajudem os desabrigados a enfrentar o frio que está castigando vários lugares do Brasil.

Rafael poderia ter distribuído as roupas no tête-à-tête, assim como faz a maioria das pessoas que ajudam moradores em situação de rua, mas ele preferiu pendurar as peças em árvores. O motivo? Evitar constrangimento. Com a iniciativa da Libélula Brechó, os desabrigados não precisam mendigar ajuda – o que pode ser bastante humilhante para alguns. Basta ir até o cabide mais próximo e pegar o que desejam.

Reprodução
Foto: andreanix/Creative Commons e Divulgação/Libélula Brechó

 

Árvores dispostas em diferentes pontos da cidade de Curitiba estão sendo usadas pela iniciativa, a fim de atender ao maior número possível de necessitados.

As primeiras roupas doadas foram peças encalhadas, que estavam no estoque da rede de brechós. Mas, depois da repercussão da ação, muita gente quer ajudar: Rafael colocou caixas na frente das lojas, para aqueles que quiserem doar peças e participar do movimento. Quem encontrar um cabide pelas ruas curitibanas também não precisa fazer cerimônia: pode pendurar quantas roupas quiser para os desabrigados.

Já quem não mora na cidade, pode replicar a iniciativa Brasil afora. Se, nessa vida, nada se cria, tudo se copia, está aí uma ótima atitude para copiar, não?

Fonte:  Planeta Sustentável

 

 

» Esta é uma informação    Compartilhe por aí, vale a pena … 

Simulação sem compromisso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann