Campanha de Vacinação Antirrábica 2016 em Tocos do Moji, MG

Vacinação

Divulgação


Por (Eni)


CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA ANIMAL (cães e gatos) / 2016

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Tocos do Moji   ocorrerá dia 2 de setembro de 2016 (sexta-feira).  Devem ser vacinados cães e gatos com mais de três meses. A ação será realizada de 08h às  às 16h  que imunizará os animais de todo o município.  As doses serão distribuídas de forma gratuita  na garagem da Prefeitura de  Tocos do Moji.

A raiva é uma doença contagiosa, de caráter agudo, causada por um vírus (Rhabdovírus), e é transmitida pela saliva de morcegos, herbívoros, cães e gatos. O período de incubação (tempo de contágio até a apresentação dos sintomas) do vírus é de 20 a 60 dias, tanto para o homem quanto para os animais.

Tipos – Raiva furiosa: inicia com alteração de comportamento. O cão tende a se esconder debaixo ou atrás dos móveis, procura lugares escuros e raramente atende aos chamados do dono. Ele fica inquieto e se auto-mutila (hábito de se morder); recusa alimentos e, às vezes, ingere suas próprias fezes. Nesta fase, procura água com freqüência, mas não consegue beber, além de salivar muito. Após este período vem uma fase de excitação, agravando os sintomas anteriores, violência e fúria. Costuma fugir de casa e geralmente não retorna ao lar, atacando outros cães e pessoas por onde passam. Segue a esta fase paralisia de faringe e laringe e a salivação aumenta. No terceiro ou quarto dia da doença o cão entra no estágio paralítico, seguido de morte em no máximo 48 horas.

Raiva muda ou paralítica: o cão apresenta-se sonolento e ao contrário da raiva furiosa, não vagueia e nem apresenta excitação. Segue fase de paralisia, especialmente do maxilar. O cão mantém a boca aberta constantemente, os sintomas se agravam levando o animal a morte.

No homem, a raiva apresenta basicamente os mesmos sintomas, sendo que os mais importantes são a aerofagia (sensação de falta de ar ou “estrangulamento”, causada pelos espasmos da faringe) e a hidrofobia (horror à água), além da sensação de angústia, insônia e hipersensibilidade. Evoluindo para o óbito caso não tenha sido realizado o tratamento anti-rábico.

Não deixe de levar seu animal de estimação para vacinar!

No dia da vacinação recomenda-se:

– Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;

– Crianças não devem levar os animais para vacinar;

– Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;

– Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para evitar fuga ou acidentes;

– Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.

Vacinar seu pet é um ato de amor e carinho!


Informações da Web


primark

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann