Cidadãos dos EUA desperdiçam quase 4 trilhões de litros de água por ano

carnaval-minas_560w

Reprodução
Foto: Murtada al Mousawy/Creative Commons/Flickr

 

São cerca de 40 mil litros para cada família média

José Eduardo Mendonça – 18/03/2015 às 12:08

É muito difícil imaginar o que são quatro trilhões, de qualquer coisa. A quantidade de água citada é mais ou menos 9% do volume necessário para acabar com a seca que devasta há três anos o estado da Califórnia. Ou o equivalente a 40 milhões de piscinas, ou 24 bilhões de banhos.

No entanto, este gigantesco desperdício pode ser evitado, embora isso não vá ocorrer da noite para o dia por conta de hábitos arraigados. Umas gotas pingando da torneira da cozinha, do chuveiro, ou dos sprinklers dos jardins (americanos sempre fazem questão de que sua grama seja mais verde que a do vizinho) podem não parecer muito. Mas uma família média americana desperdiça quase 40 mil litros de água e 10% de suas contas por não consertarem simples vazamentos. Isto é quase tanto quanto o necessário para encher a máquina de lavar 270 vezes.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA escolheu esta como a semana Conserte o Vazamento. As pessoas são incentivadas a examinar o encanamento de casa, promover ajustes, e substituir o que for necessário. Existem no país peças eficientes para isto com o selo WaterSense.

O vazamento de um sanitário, por exemplo, pode desperdiçar até 80 mil litros de água por mês. Uma torneira perdendo uma gota por segundo pode jogar fora mais de 10 mil litros de água por ano. Um chuveiro que vaza 10 gotas por minuto pode desperdiçar o necessário para lavar pratos de 60 pias cheias mensalmente.

Os trilhões são iguais ao total consumido por mais de 11 milhões de lares. Como isso pode acontecer? “Acho que passa despercebido porque as pessoas enxergam um pequeno vazamento aqui, outro ali, e isso não parece muito”, disse hoje Karen Wirth, que cuida do marketing da campanha da agência, informa o Washington Post.

Fonte: Planeta Sustentável

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann