Cineasta Alfred Hitchcock atrás das câmeras

Cineasta Alfred Hitchcock atrás das câmeras

Alfred Hitchcock (1899-1980) é uma das figuras mais emblemáticas da história da sétima arte. Mas são os trejeitos peculiares durante as filmagens de suas obras e a vida pessoal por trás das câmeras as atrações principais no longa-metragem ‘Hitchcock’, que chega hoje às salas de São Paulo.

Apesar do tom dramático proposto pelo diretor Sacha Gervasi, a figura do cultuado cineasta britânico se torna fonte de discussão por meio de cenas muito mais divertidas do que obscuras. A mistura de gêneros faz da atração um prato cheio para os fãs.

O roteiro é adaptação do livro ‘Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose’ (Editora Intrínseca, 256 páginas, R$ 29,90 em média), que acaba de ganhar edição brasileira. Como o título sugere, a trama leva os espectadores a vasculhar os acontecimentos que marcaram os momentos anteriores e a preparação para um de seus trabalhos mais conhecidos. Hoje o título dispensa qualquer tipo de apresentação, mas vender a ideia no fim dos anos 1950 não foi tarefa fácil. Apesar de já gozar de grande prestígio, Hitchcock (interpretado por Anthony Hopkins debaixo de forte maquiagem) não contava com a confiança do estúdio Paramount para trazer para as telas o então relato literário fracassado de um caso verdadeiro.

Na empreitada, o cineasta tem a companhia da mulher Alma Reville (Helen Mirren), conhecida por trabalhar nos roteiros comandados pelo marido. O toque pessoal da história gira em torno da fase conturbada vivida por Alma no relacionamento. Seu distanciamento do projeto faz com que as filmagens passem por momentos turbulentos, demonstrando o quanto a participação da escritora foi de fundamental importância para o sucesso posterior. Em uma paranoia digna de seus filmes, o diretor começa a imaginar pessoas e possíveis desfechos para a suspeita de que esteja sendo traído.

Mas Hitchcock não é o único a ter ciúmes. O sentimento vem à tona à medida em que Alma não compreende a obsessão do marido pelas atrizes com quem trabalha, caso de Vera Miles (Jessica Biel) e Janet Leigh (Scarlett Johansson), essa última a grande estrela de ‘Psicose’. A paixão do protagonista por mulheres dá direito, até mesmo, a um indiscreto buraco nos camarins das beldades.

Hopkins chama a atenção por dar ao homenageado um toque humorístico – com a diferença de que o britânico se diverte ao ouvir os gritos da plateia em meio à magistral cena de assassinato de seu novo filme. Sem ser profundo, ‘Hitchcock’ fica preso à visão de mito em torno do diretor. Talvez por isso o clima de diversão seja maior do que o drama.

Fonte: Luís Felipe Soares  –  Do Diário do Grande ABC


Simulação sem compromisso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Responses to “Cineasta Alfred Hitchcock atrás das câmeras”

  1. Sirinapa disse:

    I liked Ecco’s Rwanda (Bufcafe?) this year, very good nectarine qutilay.I had a Rwanda from Klatch Coffee that totally fell apart after four days. Disgusting woodiness. That is probably from the long transit time, no?

  2. Candy disse:

    I actually don’t see how the two can carpome. Those childless professional women probably never wanted children anyway and it’s great they have that choice instead of being forced into a lifestyle that is not suited for them. Now, on the other hand, teenage pregnancy is a serious problem. Many of those girls will end up on welfare or working at dead-end jobs

    • eni disse:

      Perfeitamente.
      I actually don’t see how the two can carpome. Those childless professional women probably never wanted children anyway and it’s great they have that choice instead of being forced into a lifestyle that is not suited for them. Now, on the other hand, teenage pregnancy is a serious problem. Many of those girls will end up on welfare or working at dead-end jobs

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann