Contra desperdício, site compartilha comida (e das boas)

Todos os itens do alemão Foodsharing.de são gratuitos e vão de peito de pato congelado a cappuccinos e legumes. Mapa indica o que está sendo compartilhado por bairros

{txtalt}

Reprodução

Vanessa Barbosa
Exame.com – 29/04/2013

A quantidade de comida que vai parar no lixo é estarrecedora. Estudos revelam que entre 30 e 50% dos alimentos disponíveis no mundo não são consumidos, o que se traduz no desperdício de até 2 bilhões de toneladas por ano.

Pensando em mudar essas estatísticas, o site alemão Foodsharing.de promove algo inusitado: o compartilhamento da comida em “excesso”, ou seja, daquilo que muitas vezes compramos de impulso mas não conseguimos consumir e que, por isso, acaba indo direto para o lixo.

Todos os itens cadastrados no Foodsharing.de são gratuitos. Ao registrar o alimento, o usuário deve indicar onde ele está disponível. E através de um mapa, que abrange todo o país, é possível descobrir que tipo de alimento está sendo compartilhado no próprio bairro.

A variedade pode surpreender. A lista inclui peito de pato congelado, cappuccinos, compotas de frutas e legumes. Para garantir boa qualidade, o site tem regras de etiqueta e proibições de alguns alimentos específicos – a principal delas é de que nunca se deve dar alguma coisa que você não comeria.

A plataforma permite que as pessoas não só troquem alimentos, como também façam doações. Dessa forma, além de reduzir o volume de orgânicos que vai para os aterros, o site ajuda os necessitados. Segundo dados do site, mais 10 mil quilos de alimentos já foram “negociados” até agora.

Fonte: Planeta sustentavel abril

primark

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann