Deixe os cachinhos das crianças saudáveis sem xampu

blonde-1269392_1920

Reprodução


Por Adriana Franzin Fonte:Portal EBC


Cachinhos mais que bonitos, saudáveis. A promessa das técnicas low-poo e no-poo para crianças é promover a beleza natural dos cabelos e cuidar, evitando danos futuros com o uso de produtos inadequados para a saúde dos fios.

Os movimentos que ganham cada vez mais adeptos ao redor do mundo defendem, respectivamente, a redução drástica e o fim do uso de sulfatos fortes e petrolatos, substâncias presentes na grande maioria dos produtos de beleza vendidos atualmente.

Que os cosméticos comuns funcionam, funcionam. O cabelo é brilhoso, sedoso e comportado. No entanto, a um alto custo, tanto financeiro quanto em prejuízos aos fios. O que acontece é que os sulfatos, que fazem a espuma, promovem uma limpeza agressiva, que retira, inclusive, a proteção natural dos cabelos contra a desidratação. Os petrolatos e derivados, por sua vez, formam uma película, que traz os aspectos de brilho e seda, mas que impede o cabelo de ter contato com os nutrientes necessários para seu fortalecimento.

Dá um certo trabalho cuidar dos cabelos quando se decide reduzir ou eliminar de vez esses compostos químicos. Mas a recompensa vem com o tempo. Quem faz garante que cerca de um a dois meses depois, os cachos ficam naturalmente formados, bonitos e naturais.

É preciso destacar que a técnica criada pelo brasileiro Denis da Silva e pela inglesa Lorraine Massey foi desenvolvida para cabelos cacheados e crespos. No entanto, serve muito bem para cabelos lisos também.

Segundo Denis, quanto mais cedo se eliminar ou nem utilizar as químicas nas crianças, melhor. Os cabelos mais novos são mais vulneráveis e fáceis de cuidar e, assim, evita-se ressecamento e comprometimento mais sério a longo prazo.

Ele explica que é possível usar os mesmos produtos de adultos nas crianças, mas é bom ter cuidado. O óleo essencial de menta, por exemplo, comum nos produtos de low-poo / no-poo para limpeza, é muito forte para ser usado nos pequenos, pois pode irritar olhos e nariz.

Outra dica, para quem não tem acesso ou quer, pelo menos, minimizar os problemas gerados pelo sulfato é lavar os cabelos das crianças com o condicionador. No máximo, Denis recomenda colocar uma colher de xampu dentro do condicionador e usar essa fórmula para lavar os cabelos.

Passo a passo

Primeiro, é preciso atentar para a lista das substâncias proibidas e adquirir os produtos que não as tenham na fórmula.

Substâncias não recomendadas*

Sulfatos

Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate – SLES)
Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate – SLS)
Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
Ammonium lauryl sulfate (ALS)
Sodium Trideceth Sulfate (também comercializado como: Sulfato de sódio polioxietileno tridecilo; sulfato de sódio ÉTER tridecilo; etanol, 2 [2 [2 (trideciloxi) etoxi] etoxi], sulfato de hidrogénio, sal de sódio; de sódio a 2 – [2 – [2 – (trideciloxi) etoxi] etoxi] ETÍLICO sulfato, sódio tridecilo TRI (oxietil))
Tridecyl polyoxyethylene sodium sulfate
Sodium tridecyl sulfate ETHER ethanol
sodium tridecyl TRI ( oxyethyl )
sodium 2 – [2 – [ 2 – ( tridecyloxy ) ethoxy ] ethoxy ] ethyl ester sulfate
ethanol, 2- [2- [ 2- ( tridecyloxy ) ethoxy] ethoxy] hydrogen sulfate , sodium salt
sodium sulfate Coconut
lauryl sulfate and ammonium laureth
TEA lauryl sulfate
TEA dodecylbenzenesulfonate
alkylbenzene sulphonate
ammonium or sodium xylenesulfonate
Sodium laureth , myreth , sodium lauryl sulfate

Petrolatos

Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina
Isoparaffin
C13-14 Isoparaffin
C12 – 20 Isoparaffin
Isododecane
Isodedecene
Alkane
Dodecano/Dodecane
Dodeceno/Dodecene

*Lista compilada pela moderação da comunidade low / no-poo no Facebook, passível de alterações.

Depois, é preciso lavar os cabelos da criança com um xampu que tenha sulfato, mas não petrolato. O objetivo é fazer uma última lavagem agressiva (nos cabelos, pentes, escovas e acessórios), para tirar todo o resquício dos petrolatos, e, a partir daí, usar só os xampus sem sulfatos.

Atenção: xampu sem sal é diferente de xampu sem sulfato. É preciso ler a fórmula para saber se contém alguns dos compostos proibidos

Depois do xampu, é aplicar o condicionador. Os condicionadores sem petrolatos são mais fáceis de se encontrar no mercado. E há várias opções para crianças.

Além do condicionador, pode ser necessário, de acordo com o tipo de cabelo, a aplicação de máscaras e hidratações. Há produtos específicos para isso, mas há também, na internet, diversas receitas caseiras, que, por utilizarem apenas produtos naturais, não têm contraindicação para crianças.

Algumas dicas importantes para pentear os cabelos*

– penteie os cabelos úmidos, nunca secos, nem pingando;
– use fraldas ou outro pano de algodão em vez da toalha, para retirar o excesso de água;
– use os dedos para desembaraçar;
– usando uma escova, inicie penteando as pontas, depois o meio e só então a raiz;
– para não machucar a criança, segure os cabelos pelo meio do comprimento e desembarace as pontas e vá subindo a mão conforme for penteando.

*Baseada nas dicas da página No e Low Poo para Crianças

Referências legais sobre o tema

No e Low Poo para Crianças no Facebook

Vanianda Cacheadinhos

Cacheia

O Nosso Blog

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann