Desvende os mitos sobre gripes e resfriados

Reprodução

Mesmo sendo doenças que atingem a maioria dos brasileiros ao longo da vida, ainda existem muitas dúvidas sobre gripes e resfriados que acabam por confundir a população.

Para sanar algumas dúvidas, a Dra. Eloisa Ayub (CRM 55867), infectologista do Hospital e Maternidade Assunção, falou ao Blog da Saúde sobre quais são as características que diferenciam uma doença da outra:

 Gripe é uma coisa resfriado é outra? 
Verdade – A gripe se diferencia do resfriado comum, principalmente pelo quadro de febre e mal estar, dor muscular e prostração que estão presente em quadros gripais.

 Posso adoecer se ficar perto de uma pessoa gripada ou resfriada? 
Verdade – A gripe é transmitida principalmente por gotículas que eliminamos durante a tosse ou espirro e por contato com superfícies contaminadas por estas gotículas. É muito frequente colocarmos a mão na boca, ouvido, nariz, e se sua mão estiver contaminada após tocar em superfícies não limpas estes vírus podem ser levados à mucosas da boca ou nariz e assim desenvolvermos a doença.

A vitamina C ajuda na prevenção da gripe? 
Mito – Alimentos que contém vitamina C não têm influencia na aquisição de gripes. O que faz diferença, na recuperação de doenças, é uma boa alimentação e hábitos saudáveis de vida, como exercícios físicos e alimentação pouco industrializada.

 Se expor à friagem ajuda a pegar gripe? 
Parcialmente Verdade – Mudanças bruscas de temperatura podem levar à alterações na imunidade local da orofaringe e região nasal e podem favorecer a aquisição e desenvolvimento de quadro virais,portanto não é mito que mudanças de temperatura provocam gripe.

A vacina contra a gripe garante que não terei mais gripe?
Mito – A vacina contra gripe alcança proteção em torno de 80%, e deve ter reforço anual, portanto a vacinação não garante que não terei gripe, porém é bem melhor garantirmos os 80% de proteção e não os 100% de chance de termos uma gripe.

 Não há vacina contra resfriado? 
Verdade – Não há vacina contra o resfriado comum, só contra a gripe Beber muita água é o melhor remédio para melhor o quadro? Verdade – durante o quadro gripal a hidratação é fundamental pois há fluidificação das secreções e maior facilidade de eliminação delas.

Fonte: Espaço Saúde da Mulher

» Esta é uma informação    Compartilhe por aí, vale a pena … 

Simulação sem compromisso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann