Dia Internacional da Mulher é comemorado em várias partes do mundo

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher – Você sabia que o Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março por causa das manifestações de russas por melhores condições de vida e de trabalho em 1917? De lá para cá, muita coisa mudou: as mulheres foram ganhando cada vez mais espaço e voz na sociedade e passaram a ter muitas conquistas, como o direito básico ao voto e cargos de chefia no mercado de trabalho. Décadas se passaram e já é possível ver mulheres no cargo mais alto de um país liderando o Estado. Conheça mais sobre esta data comemorativa!

A ideia de celebrar o dia da mulher, depois da revolução das russas, foi adotada nos Estados Unidos e Europa. Inspirada nas manifestações, outras mulheres espalhadas pelo mundo uniram-se para conquistar mais direitos, por melhores condições e vida e principalmente pelo direito ao voto.

Durante o stalinismo, na União Soviética, o Dia da Mulher virou um método de propaganda partidária, durante a década de 1920. Nos demais países da Europa a data foi caindo no esquecimento e voltou à tona apenas na década de 1960, quando o movimento feminista voltou a ganhar força pela luta de direitos e igualdade social.

Contudo, ao passar dos anos, a data ganhou um sentido comercial e festivo, em que se homenageia as mulheres com presentes, brindes e descontos nas lojas. É costume também algumas empresas entregarem rosas vermelhas às funcionárias, mas poucos sabem que este gesto era feito em lembrança das operárias russas de 1917.

O dia foi oficialmente marcado como Dia internacional da Mulher apenas em 1977, quando as Nações Unidas decretou que este dia seria em lembrança das lutas e conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Dia Internacional da Mulher – Crenças e mitos

Pesquisas científicas tentam traçar o perfil das mulheres atuais. Mesmo com as conquistas que instituíram este dia, ainda existem tabus e crenças sobre alguns comportamentos femininos, como mulheres são mais emocionais, elas não tem senso de direção ou gostam menos de sexo do que os homens.

Outro mito é de que as mulheres não se dão bem assumindo cargos de liderança, por este justamente o lado emocional mais exposto e de que elas são mais dependentes dos homens. Esta crença cai por terra quando analisado o número de mulheres que chefiam famílias, que estão transformando o mundo em uma sociedade matriarcal.

Dia Internacional da Mulher – Homenagens

Dia Internacional da Mulher

Como de costume, o Google já mudou o seu Doodle neste dia 8 de março estampando uma ilustração com o rosto de várias mulheres diferentes.

O Detran do Distrito Federal nesta sexta-feira (8) está realizando uma blitz educativa em comemoração a este dia. Serão distribuídos panfletos com o tema “Mulher ao volante, segurança constante”, frase criada em homenagem às mulheres que são mais prudentes quando dirigem segundo levantamento do órgão que mostrou menos mulheres envolvidas em acidentes com mortes na região.

Em São Paulo, a Associação dos Advogados da cidade faz show em homenagem às mulheres com a cantora paulista Tiê, na própria associação hoje à noite.

No Rio de Janeiro, o Hospital da Mulher Heloneira Studart, em São João de Meriti, quem passar por lá ganhará mimos como tratamentos para cabelo e maquiagem. Já na praça 15, no centro da cidade, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência dará orientação jurídica gratuita, próximo à estação das barcas.

Em Curitiba haverá uma caminhada na Boca Maldita, Centro da cidade, pedindo o fim da violência domestica. Serão 43 entidades envolvidas na caminhada que terão sete atos temáticos que serão realizados para lembrar a violência sofrida diariamente pelas mulheres; as condições de trabalho e os casos de exploração das migrantes; soberania alimentar; direitos sexuais e reprodutivos; sexualidade plena; discriminalização do aborto e combate a mídia sexista.

Fonte: http://www.noticiasbr.com.br

 
Simulação sem compromisso

primark

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

14 Responses to “Dia Internacional da Mulher é comemorado em várias partes do mundo”

  1. can you give us some tips on how you did to make your blog so popular? thanks a lot. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  2. news disse:

    Thanks for some other informative blog. Where else could I get that kind of information written in such an ideal approach? I’ve a mission that I’m simply now operating on, and I have been at the look out for such information.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann