LigMinas lança atendimento especial para deficientes auditivos

Telefone adaptado para os deficientes auditivos.

Reprodução
Telefone adaptado para os deficientes auditivos.

Para ter acesso ao novo serviço, o cidadão deverá ligar de um telefone adaptado, público ou particular, que possui um painel parecido a um teclado.

A Linha de Informações do Governo (LigMinas) está preparada para oferecer o serviço de atendimento dos órgãos da administração direta, fundações e autarquias estaduais para deficientes auditivos. Já está em funcionamento o ponto de atendimento especial que funciona semelhante a um chat e pode ser acessado pelo número 08000 200 155.

Para ter acesso ao novo serviço, o cidadão deverá ligar de um telefone adaptado, público ou particular, que possui um painel parecido a um teclado. Desse equipamento, ele encaminhará, por escrito, suas dúvidas, sugestões ou solicitará acesso a diversos serviços prestados pelo Executivo.

Do outro lado, na central de atendimento do LigMinas, o atendente devidamente treinado vai se comunicar com o cidadão por escrito. O ponto de atendimento também possui um computador específico similar ao telefone residencial adaptado. O atendimento especial foi implantado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Essa ação é sem dúvida mais um grande avanço no que se refere a inclusão da pessoa com deficiência auditiva, conferindo a elas maior independência e confiança para utilizar os serviços públicos”, diz a Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (CASPD), da SES, Cíntia Rodrigues.

“Nos últimos 60 dias, implantamos o atendimento especial do LigMinas e promovemos a capacitação da equipe”, afirma o superintendente Central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz Lara. O serviço para deficientes auditivos funciona de 7h às 19h, sete dias por semana. A ligação é gratuita.

LigMinas  

O LigMinas atende pelo número 155 no Estado, exceto no caso do serviço especial para deficientes auditivos que possui um número específico. Se a ligação tiver origem em outro Estado, o cidadão deve ligar para o número (31) 3303-7995.

Por meio da Central de Atendimento Telefônico, o cidadão obtém informações sobre os serviços prestados pelas instituições estaduais, entre elas o Centro de Referência em Álcool e Drogas (Cread), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado de Fazenda, entre outras. São aproximadamente quatro milhões de atendimentos por ano.

Além de fornecer informações sobre os serviços prestados pelas instituições públicas do Executivo, os atendentes registram também solicitações feitas pelos cidadãos em casos de serviço procurado que não se encontra cadastrado, reclamações de mau atendimento nas instituições prestadoras de serviço e denúncias de má utilização de veículo oficial.

Instituições que integram o LigMinas:

– Centro de Referência em Álcool e Drogas – Cread

– Departamento Estadual de Trânsito – Detran

– Departamento de Estradas de Rodagem – DER

– Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – Hemominas

– Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam

– Instituto de Gestão das Águas – Igam

– Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – Ipsemg

– Instituto Estadual de Florestas – IEF

– Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA

– Secretaria de Estado de Fazenda- SEF

– Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Semad

– Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag

– Secretaria de Estado de Saúde – SES

Fonte:  Agência Minas – LigMinas

Simulação sem compromisso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann