Literatura & Rio de Janeiro

100_0019-PANO (550 x 250)

Reprodução


Desde 2005 o blog de quem ama o Rio de Janeiro, seus encantos, história, literatura, arquitetura e arte.
“Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!” (Charles Stone)

Páginas

São sebastião do rio de janeiro

Sabe o porquê do nome São Sebastião do Rio de Janeiro? O trecho a seguir da história das ruas do Rio, de Brasil Gerson, explica:

 

Gloria_10-001 (1)

Reprodução
Estátua de São Sebastião na Glória

A primeira tentativa de desembarque de Estácio, em 1564, fracassou. Reparadas suas forças, em S. Vicente, insistiu de novo em 1565, e então pôde fixar-se numa praia abrigada entre o Morro Cara de Cão e Pão de Açúcar, onde um aldeamento de “choças com feitio misto, aborígine e oriental, choças de toscas ramas e palmas secas algum tanto selvagens” foi construído e logo rodeado de paliçadas protetoras, porque não muito distante os tamoios rondavam, atiçados pelos franceses.

DeniseAraripe

Reprodução
Denise Araripe: São Sebastião do Rio de Janeiro (técnica mista)

Não bastava, porém, o espírito heróico dos colonizadores. Sozinhos, sem maior ajuda, acabariam eles por sucumbir. E eis por que mandou D. Catarina que Mem de Sá, reforçado, retornasse à Guanabara e nela desse maior envergadura à colonização portuguesa.

A batalha que decidiria, de uma vez por todas, da sorte da cidade nova foi travada a 20 de janeiro de 1567 — dia de São Sebastião — e culminou com a derrota dos tamoios e dos franceses nas fortificações que detinham no Flamengo, até a encosta sul do outeiro da Glória, onde Estácio, que era muito moço ainda, caiu atingido por uma flecha para morrer dias após na sua casa do Cara de Cão.

 

Gamboa_43-001

Reprodução
Imagem de São Sebastião na Cidade do Samba, Gamboa

Em companhia de Mem de Sá estava o Bispo da Bahia, D. Pedro Leitão. Concordaram ambos em que melhor seria que a cidade ficasse em lugar menos exposto, num monte. E fundaram-na de novo, em proporções maiores, no alto do que, a princípio, teve o nome de do Descanso [mais tarde denominado Morro do Castelo] porque a um descanso realmente semelhava nele ficarem os lutadores, vindos de tão duras vicissitudes na planície praieira. E batizaram-na de S. Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem ao santo do dia da vitória recente e também sem dúvida ao seu jovem rei predestinado a viver, em breve, um dos dramas mais pungentes da história de Portugal, o da sua morte heróica em defesa da pátria e da fé em Alcácer Quibir […]

Estacio

Reprodução
Uma relíquia carioca: imagem recém-restaurada de São Sebastião do séc. XVI trazida por Estácio de Sá e guardada (e ocasionalmente exposta) na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca

IgrejaSFranciscoPaula

Imagem de São Sebastião na Igreja de São Francisco de Paula

100_0007

Reprodução
Estátua de São Sebastião na Glória (fotos do editor do blog, exceto da obra de Denise Araripe, obtida no site do Atellier Villa Olivia)


 

Aviso sobre direitos autoris: Este site reproduz trechos de obras literárias e matérias jornalísticas, sempre citando a fonte. Caso algum autor ou órgão de mídia julgue que seus direitos autorais foram violados, por favor entre em contato com o editor deste site (enicomputer@gmail.com), que o texto será removido.


IVO KORYTOWSKI, lexicólogo (mantém um dicionário de tradução inglês-português no Babylon e Amazon) e apreciador da língua e da literatura portuguesa, graduou-se em Filosofia pela UFRJ. É tradutor de mais de mais de 200 livros de variados assuntos e autores, e autor de nove livros, entre eles Édipo, Guia da Cidade Maravilhosa, A Arte da Escrita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann