Educação

BIBLIOTECAS, DICIONÁRIOS E PORTAIS PARA ALUNOS, PROFESSORES E CURIOSOS EM GERAL

Biblioteca Virtual de Educação – O site do governo pretende ser o Google dos trabalhos acadêmicos sobre educação na rede.
Para professores e pedagogos, contém uma base de dados impressionante sobre o que se discute em educação no Brasil e no mundo.
A busca é muito simples e pode ser feita logo de cara, na home page, por sugestões de temas ou, em páginas internas, por palavras, como num dicionário.
O resultado é extremamente detalhado.
Em dois cliques, pode-se ter, por exemplo, uma relação de sites com informação sobre educação infantil.

Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro -A premiada Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro não pára de crescer e de esconder seu mais precioso tesouro obras completas para download gratuito de autores consagrados da literatura brasileira e portuguesa.
A partir do site, também se pode ter acesso ao conteúdo do projeto Gutenberg, que reúne obras literárias em 16 idiomas, alem de arquivos de musica e ilustrações.
A área de imagens traz pinturas de Jean Baptista Debret, fotos de aves e frutas brasileiras e cliparts para ilustração de trabalhos escolares.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes – Fruto de um projeto entre a Universidade de Alicante da Espanha e do Grupo Santander, este site conta com mais de 30 mil materiais disponíveis para consulta, entre livros e arquivos multimídia.

Cultvox – À primeira vista, o Cultvox parece apenas um site devenda de livros.
E até pode ser só isso se você nunca clicar em E-Livros Grátis.
Nessas páginas, há mais de 500 obras para download.
Com apenas 183 K pode-se obter Hamlet, de Shakespeare.
Nos links para documentos históricos, traz até a integra da famosa carta-testamento que Getulio Vargas escreveu antes do suicídio, em 1954.
Os livros de filosofia e política merecem destaque.
De Aristóteles a Bakunin há uma coleçãocompleta de pensadores.

Eaprender – Tirando os percursos burocráticos, o Eaprender oferece informação e conhecimento dirigido para estudantes de ensino fundamental e médio.
Vale a pena se cadastrar.
Se você não fizer isso, será jogado para uma página de acesso restrito a cada tentativa de navegar e as páginas demoram muito a carregar.
A área multimídia é capaz de entreter internautas de qualquer idade.
Por meio de jogos de perguntas e respostas e infográficos interativos pode-se aprender sobre cores primárias, a independência dos países da colônia espanhola na América e a espiral de Fermat.

Educacional  – O site do grupo educacional Positivo tem uma proposta audaciosa de interligar escolas, alunos e pais para promover a educação no ensino fundamental e médio.
Mas não é possível conhecer a fundo o conteúdo sem um login e uma senha em mãos, que podem ser obtidos apenas por escolas e professores. A idéia principal é levar uma internet personalizada para dentro da sala de aula.
O conteúdo é apenas ima parte de um pacote de serviços personalizados, como Minha Página e Minha Escola, a que o usuário tem acesso.

Ensino.net – Fruto de uma parceria entra a Escola do Futuro da USP e o portal norte-americano Learning Gate, traz conteúdo para professores, pais administradores de escolas e alunos interessados em enriquecer seus conhecimentos.

Galileu – Mais um site que reúne conteúdo aos montes para internautas ligados em curiosidades e ciências.
O destaque é do banco de dados com matérias publicadas na revista Galileu.
Mas apenas parte delas é aberta aos internautas em geral.
Quem se cadastra nos boletins do site tem acesso a outras tantas. Há ainda conteúdo exclusivo para os assinantes da revista.
O site abre espaço para noticias online de temas como física, biotecnologia, zoologia e medicina e saúde.

History Channel – Veja os acontecimentos históricos do dia e divirta-se com algumas curiosidades, como os discursos de personalidades que mudaram o mundo.

Institut National de I’audiovisuel – Considerado o primeiro arquivo on-line audiovisual do mundo, este portal francês é uma verdadeira e-biblioteca de áudio e vídeo para os fatos mais marcantes da História.

Klick Educação – O Klickeducação tem um pouco de tudo para estudantes, professores e pais.
Cada um desses públicos ganhou uma seção separada no portal. O banco de dados traz uma enxurrada de informações sobre todas as disciplinas de ensino e conteúdo para ajudar a preparar os trabalhos escolares.
Na área reservada aosalunos, há dicas para estudar melhor e uma seção bem colorida para as crianças,o Klick Kids.
Professores encontram roteiros de aula, temas pedagógicos e até um banco de projetos.
Para os pais, o Klickeducação reservou uma serie de artigos, com temas como estresse infantil e lição de casa.

Mathsatwork – Por meio de jogos e animações, é possível aprender fórmulas matemáticas em um piscar de olhos.
Algumas seções são limitadas para usuários cadastrados que se dispõem a pagar para usufruir de suas páginas por completo.

Nova Escola On-line – Não há como reclamar de falta de criatividade para inventar exercícios em sala de aula depois de passar pela Nova Escola, que mira os professores.
Em Planos de Aula, há dicas e explicações de como explorar conceitos para os alunos do ensino fundamental.
Se sobrarem duvidas, mande um e-mail para o professor que deu a dica.
O endereço explora bastante o conceito de comunidade online, com muitos fóruns e grupos de discussão.

Portal Periodicos – Traz uma vasta relação de publicações de caráter científico, tanto produzidas aqui como também em outros países.

Porto Editora – Praticamente todos os principais dicionários brasileiros estão na web.
Associados ou não a conteúdo premium, encontrar o significado de uma palavra em português ou a sua tradução para o inglês é uma tarefa fácil.
O diferencial do site de dicionários da Porto Editora é o número de recursos associados à palavra que se procura.
Além da definição (em português lusitano e brasileiro), pode-se ver a conjugação completa dos verbos e pesquisar em quais outros termos aparece a palavra citada.
Para consultar os dicionários de inglês/português, português/inglês, francês/português e português/francês é preciso se cadastrar.

Superinteressante – Não é por acaso que a Superinteressante faz o maior sucesso com a garotada tanto na versão impressa como na web.
O principal ingrediente de suas páginas está na curiosidade, com textos bem leves.
Quer consultar uma edição antiga?
Aponte o browser para Superarquivos.
O site não é apenas uma reprodução do que já foi publicado na revista desde 1996.
Um destaque é a seção Diversão.
Você pode conferir animações bem didáticas sobre temas como genoma, transgênicos e asteróides.
Que tal uma pausa nos estudos mais sérios?
Veja, em detalhes, manobras radicais de skate, kite surf e bike.

MENU ENICOMPUTER




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Name:
Email:
4 + 4 = ?
Subject:
Message:
 
Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann