O que é o impeachment?

impeachment-manifestacao-sp-marcelocamargo-abr

Reprodução


Por Plenarinho


Você deve estar ouvindo muito a palavra “impeachment” nos últimos dias, não é? Ou na televisão, ou no rádio e mesmo dentro de casa ou na escola. É o assunto do momento. Mas você sabe o que ela significa e qual a importância do assunto para o nosso país?

“Impeachment” é uma palavra inglesa que quer dizer “impedimento”, e na política é usada quando se deseja impedir um governante de continuar o seu mandato. Aqui no Brasil nós estamos vivendo este momento.

O que está acontecendo? Em razão de algumas irregularidades na condução da economia, alguns juristas questionaram se a presidente Dilma Roussef deveria continuar governando o país. Este questionamento foi aceito pela Câmara dos Deputados e foi criada uma comissão para analisá-lo. Depois desta análise o processo foi encaminhado para os deputados decidirem se ele deveria continuar ou não.

Então, no último domingo, dia 17 de abril, os deputados decidiram, que sim, que o processo deveria ter continuidade e a Câmara o enviou para o Senado Federal. Agora o processo será decidido pelos senadores. Se ele for aprovado, o mandato da presidente será interrompido por até 180 dias, e o vice-presidente Michel Temer irá assumir a presidência do Brasil.

Todo este processo está previsto na nossa Constituição Federal. Na história recente do Brasil já aconteceu um processo de “impeachment”, foi contra o ex-presidente Fernando Collor de Melo em 1992.


Fonte: EBC


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann