OUTUBRO – MÊS SERÁ MARCADO POR CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

outubro-rosa-834x480

Posted By

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

 

AMAMENTAÇÃO AUXILIA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

 

OUTUBRO ROSA ILUMINA MONUMENTOS PÚBLICOS DE BH EM COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

Vários pontos e monumentos públicos de Belo Horizonte serão iluminados com luzes rosas, a partir desta terça-feira (1), para estimular os moradores da Capital e de toda a região metropolitana a participarem das ações de combate ao câncer de mama. Chamada de Outubro Rosa, a iniciativa faz parte do Programa Estadual de Controle de Câncer de Mama da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

A abertura oficial da campanha está marcada para as 19h30 no Museu de Artes e Ofícios, na região Central de Belo Horizonte. Este ano, a principal novidade do programa é a diminuição da faixa etária para realização de mamografia. Antes, o exame tinha como público-alvo mulheres com idades entre 45 e 69 anos, mas, a partir de agora, ele poderá ser feito a partir dos 40 anos.

De acordo com a SES/MG, a mudança tem como proposta diagnosticar a doença de forma cada vez mais precoce e assim aumentar consideravelmente as chances de cura sem sequelas e também reverter a mortalidade. Além da Capital mineira, cidades como Varginha, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberaba e Divinópolis também receberão a campanha.

Outra novidade do Outubro Rosa é a realização de mamografias em cidades do interior. Com o auxílio de dez mamógrafos móveis, profissionais da Secretária de Saúde atendem moradoras dos municípios distantes dos grandes centros. De forma prática, as interessadas em fazer o exame não precisam de pedido médico, basta apresentar documento com foto.

 

FONTES: RG + BHaz Via Agência Spasso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann