Plenarinho abre inscrições para vereadores mirins, estudantes e professores

Cerca de 400 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo país participam da sessão plenária do Câmara Mirim (Antonio Cruz/Agência Brasil) - Assuntos: Sessão mirim, Câmara, alunos, ensino fundamental

Reprodução
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Cerca de 400 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo país participam da sessão plenária do Câmara Mirim (Antonio Cruz/Agência Brasil)
– Assuntos: Sessão mirim, Câmara, alunos, ensino fundamental

Laís SemisPlaneta Sustentável – 22/04/2015

No dia a dia da Câmara dos Deputados, leis – que influenciam diretamente nossas vidas – são votadas. É na Câmara que as principais discussões relacionadas a temas como economia, educação, agricultura, habitação, saúde, outros assuntos de interesse nacional entram em pauta e se transformam em leis.

Mas política, por mais sério que seja, não é assunto apenas para adultos. E é exatamente por isso que a Câmara dos Deputados desenvolve, há 10 anos, o programa Plenarinho. Trata-se de uma ação educativa que visa aproximar as crianças desse universo político. A ação simula atividades legislativas, estimulando que crianças enviem projetos e participem da votação na Câmara, em Brasília (DF), nos dias 22 e 23 de outubro de 2015.

As inscrições para o Plenarinho estão abertas e há três formas de participar:
– inscrição de projetos de leis individuais;
– inscrição de escolas (feita pelos professores);
– inscrições de Câmaras Mirins Municipais.

Para a inscrição individual, os alunos devem cursar do 5º ao 9º anos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Os projetos de lei devem abordar temas relacionados à Educação, Cultura, Saúde, Segurança, Meio Ambiente ou Transporte. Sem limite de número de projetos por aluno, a restrição é que cada um seja de autoria de uma única criança.

Os projetos são analisados por uma comissão de consultores e os seis melhores selecionados para votação das crianças nas câmaras municipais mirins. Os autores dos três projetos mais votados são convidados para defender seus projetos em sessão especial da Câmara, em Brasília, reunindo crianças de todo o país para votação de projetos de lei, podendo ser aprovados e desenvolvidos.

Para inscrição de escolas, os professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental devem enviar projetos pedagógicos desenvolvendo atividades ligadas à democracia, representação, respeito à decisão da maioria, importância das leis ou como elas são feitas e seu impacto na vida das pessoas.

Já as inscrições para participação dos vereadores mirins no projeto Câmara Mirim devem ser feitas pelas Câmaras Municipais, iniciativa do município que visa incluir as crianças nas atividades das Câmaras, para o desenvolvimento da consciência política e educação cidadã. Os vereadores mirins se reúnem regularmente na Câmara Municipal para discutir problemas da comunidade e formular propostas para tentar resolvê-los. Dez Câmaras serão selecionadas e cada uma pode levar até dez vereadores mirins para a sessão, em Brasília.

Para se inscrever, acompanhar a seleção e mais informações, acesse o Portal Plenarinho.

SERVIÇO
Inscrição de projetos pedagógicos (professores)

Data: até 30/04
Confira o regulamento

Inscrição para Câmaras Mirins Municipais
Data: até 15/05
Confira o regulamento

Inscrição de projetos de lei (para estudantes)
Datas: pelo correio até 22/06 e pela internet até 30/06.
Confira o regulamento

plenarinho-abre-inscricoes-para-vereadores-mirins-estudantes-e-professores-1

Reprodução
Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados

Cerca de 400 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo país participam da sessão plenária do Câmara Mirim (Antonio Cruz/Agência Brasil) - Assuntos: Sessão mirim, Câmara, alunos, ensino fundamental

Reprodução
Foto: Gabriela Korossy/ – Assuntos: Sessão mirim, Câmara, alunos, ensino fundamental

plenarinho-abre-inscricoes-para-vereadores-mirins-estudantes-e-professores-fundo-preto

Reprodução
Foto: Gabriela Korossy /Plenarinho abre inscricoes para vereadores mirins estudantes e professores fundo preto

Fonte: Planeta Sustentável

primark

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann