Por que abrimos a boca quando estamos com sono?


bb1

Reprodução


Criado em 19/10/16 10h52 e atualizado em 19/10/16 11h51
Por Cantinho do Aprendizado – Instituto Pensi


Olhos quase fechando, moleza no corpo e boca bem aberta. Esse é o bocejo, uma forma do organismo driblar o sono. O ato também acontece quando vemos outra pessoa bocejando e até mesmo no mundo dos animais.

O bocejo é um reflexo involuntário que avisa que precisamos dormir. Ele acontece porque, quando estamos entrando no período de sonolência, há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central do cérebro, e o bocejo gera um estímulo profundo de entrada de ar na tentativa de nos manter acordados. Bocejar nem sempre está associado ao sono: pode se tratar de falta de oxigênio, como acontece, por exemplo, quando praticamos exercícios físicos.

Quando começamos a bocejar, não é possível parar. Até podemos fechar a boca, mas os músculos que foram acionados pelo reflexo continuam a se contrair. Em até 70% da população, quando alguém boceja perto de nós, também abrimos a boca. Ainda não se sabe muito bem porque isso acontece, mas as teorias apontam que pode ser empatia ou imitação. A área do cérebro responsável pela empatia, capacidade de compreender sentimentos e emoções, é ativada nessas situações, enquanto que neurônios-espelhos copiam a ação que está sendo presenciada, assim como acontece com o riso, que é contagioso.


Fonte: EBC


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann