Pororoca atrai jovens surfistas paraenses e a imprensa estrangeira

SIDNEY OLIVEIRA/AG. PARÁ

Com apenas 14 anos, Dayse da Costa saiu de Salinas para pegar onda no rio Capim, no festival que reúne surfistas profissionais de todo o país

Com apenas 14 anos, Dayse da Costa saiu de Salinópolis, no nordeste do Estado, para surfar nas ondas do rio Capim, em São Domingos do Capim, pelo 15º Festival de Surf na Pororoca. Ela já ganhou em primeiro lugar na categoria Open e Junior em um festival de surf em Salinas. “Aqui a emoção de surfar é maior. A adrenalina é grande porque tem apenas uma onda, e temos que fazer de tudo para pegar. Em Salinas, o mar é forte e tem onda a qualquer hora”, disse.

 Com uma onda fraca, a Pororoca desta sexta-feira (12) atraiu poucos surfistas, dando mais espaço para a garotada local, que começa a pegar as primeiras ondas e querer se profissionalizar. “Sempre que tenho a oportunidade, estou no rio nadando com minha prancha”, contou Wellington Souza, 13 anos. Morador de São Domingos do Capim, ele contou que aproveita os surfistas turistas na cidade para fazer amizade e aprender um pouco mais.

Entre os jornalistas que cobrem o evento, está uma equipe com doze jornalistas chineses da CCTV, canal que transmite diariamente o festival e outras curiosidades da cultura, culinária e economia dos paraenses e moradores de São Domingos. “Eles já estão em Belém há 20 dias, mas sempre estamos viajando para São Domingos para fazer diversas matérias. Eles já entraram ao vivo da orla mostrando no jornal como é nossa cultura e falando do festival”, realtou Schyla Gerrids, guia turística que acompanha o grupo.

A cada doze horas, o fenômeno da pororoca acontece. Nesta terça, a onda invadiu o rio Capim às 14 horas. A previsão para a próxima é às 2 horas da madrugada deste sábado (13). Este ano, a competição vai premiar o nativo com o melhor desempenho. O campeonato continua neste sábado e domingo (14), com a premiação programada para a noite, incluindo a apresentação da Aparelhagem Búfalo do Marajó.

Fonte: Da Redação – Agência Pará de Notícias

Texto: Liandro Brito – Seel

Secretaria de Estado de Esporte e Lazer

» O que é Poporoca?

»  Imagens diversas de Pororoca

 

Simulação sem compromisso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann