Ciências

O CAMINHO PARA DESCOBRIR PRIMEIRO AS NOVIDADES E SAIR ESNOBANDO OS AMIGOS

Ciência Hoje – O site Ciência Hoje reúne o conteúdo das revistas publicadas pela SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Um menu bem explicado detalha o que contém cada uma delas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Ciência Hoje da Escola e um briefing do que vem pela frente. Traz também perfis de cientistas brasileiros e dossiês sobre grandes temas em discussão na comunidade.O link Ciência em Dia é o lugar para ficar atualizado com noticias frescas.

Dinorama – O site especial sobre dinossauros da National Geographic reúne links de forma bem didática para entendermos como surgiram e como desapareceram esses grandes animais.
Uma linha do tempo faz as vezes de guia entre os tópicos considerados mais importantes. Pequenos textos, com hyperlinks para polemicas já publicadas na própria revista, vídeos e animações enriquecem o conteúdo do site.
Em Inglês

Discovery – O site da rede de TV que abraça os canais Discovery Channel, Animal Planet e Travel Channel vale uma visita pelas animações online.
Um episodio sobre os construtores das pirâmides, por exemplo, permite que você navegue pelas rotas que levam às pirâmides do Vale dos Reis e conheça detalhes das construções.
No site do Animal Planet há vídeos-documentários sobre animais selvagens.
No geral, a navegação é meio confusa e pouco intuitiva.
Em Inglês

Fourmilab – Um endereço para quem gosta de computação, espaço e nanotecnologia.
O Foumilab é quase uma página pessoal mantida pelo fundador da Autodesk, John Walker.
O que há de mais interessante é uma ferramenta que mostra o mapa da Terra vista do Sol ou da Luz no exato momento em que se clica.
São diversas imagens de satélite. Pode-se escolher entre o mapa normal da Terra, o topográfico, o com nuvens e o de temperatura. Você ainda pode decidir a latitude e a longitude da cidade que quer ver detalhada.
Em Inglês

Human Genome Program -O Departamento de Energia dos Estados Unidos abriga o site oficial do Projeto Genoma Humano. O conteúdo é extremamente explicativo.
Acompanhe as pesquisas que deram certo ao longo dos últimos cinco anos do projeto. Algumas explicações remetem a páginas de revistas cientificas, por exemplo o recente mapeamento do cromossomo 14.
O link de FAQ pode ser uma boa alternativa para começar a navegar neste mar de informações. Em Inglês

International Society for Artificial Life – Ligado em inteligência artificial?
Este é o lugar certo para quem quer saber tudo o que paises como China, Estados Unidos e França estão desenvolvendo na área.
Para navegar livremente pelo conteúdo da Organização Internacional de Inteligência Artificial é preciso se cadastrar, de graça.
Você pode até escolher um avatar para marcar sua presença no site.
O fórum rege o site para as novidades em robótica.
Em Inglês

MIT – Não estranhe se você se perder nas páginas do MIT.
O endereço é tão extenso e cheio de ramificações que até chegar ao que se procura as chances são de esbarrar em algo interessantíssimo e se desviar do caminho original.
O MIT é uma verdadeira fabrica de artigos hight tech, voltados às mais diversas áreas da ciência.
Há um sem-número de páginas de departamentos, laboratórios, pesquisadores, papers e documentos.
Para ganhar tempo, evite navegar pelos diretórios e vá direto à busca, que usa o mecanismo Google. Em Inglês

Nasa – Quando se pensa em ciência na internet, a primeira referencia que vem à cabeça é o site da agencia espacial americana.
Os testos informativos são relativamente curtos, mas têm indicações para mais detalhes. Imagens, vídeos e gráficos estão todos na área de multimídia.
O site, no geral, é bastante didático.
Quem procura diversão e atividades curiosas deve entrar na Nasa Kids.
Lá dá para saber quantos anos de idade você teria se tivesse nascido em Plutão ou qual seria seu peso em Netuno.
Em Inglês e Espanhol

Nature – O braço online da revista Nature, referência em informação cientifica, destaca-se por ser um do  poucos em que é possível obter uma provinha do conteúdo de suas edições sem pagar nada.
Após fazer o cadastro gratuito é possível conhecer os assuntos abordados na revista da semana e, se for o caso, comprar o texto completo.
Para compensar os internautas que não ganham em dólar, na home page há um espaço de destaque para a reportagem grátis do dia.
Em Inglês

Scielo Brasil – O site da Scientific Eletronic Liberary Online é uma biblioteca virtual que reúne o conteúdo de vários jornais científicos.
A versão brasileira coleta informações da comunidade do pais, mas também permite pesquisar o que acontece no Chile e em Cuba.
A confusão na navegação se dá um pouco por causa dessa abrangência.
Páginas em inglês, espanhol e português se intercalam o tempo todo, apesar de ser possível escolher em qual língua ler cada conteúdo.

MENU ENICOMPUTER



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

primark

Name:
Email:
5 + 4 = ?
Subject:
Message:
 
Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann