Programa de avaliação mostra baixo desempenho dos estudantes brasileiros


Marcia Wonghon


Rio de Janeiro - Escola municipal Levy Miranda na ilha de Marambaia, baia de Sepetiba, sul do estado (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Reprodução: Rio de Janeiro – Escola municipal Levy Miranda na ilha de Marambaia, baia de Sepetiba, sul do estado (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O governo brasileiro tem como uns dos desafios para o próximo ano, implementar a reforma do ensino médio, com a intenção de recuperar o nível de aprendizagem dos estudantes.
Isso porque 44,1% dos alunos de 15 anos, das escolas públicas do país estão abaixo do nível de aprendizagem considerado adequado em leitura, matemática e ciências .

 

A constatação é do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, Pisa. Os indicadores foram divulgados nesta terça- feira, pela OCDE,Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ,na sede do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

 

Segundo o ministro da Educação, José Mendonça Filho, o diagnóstico do Pisa traduz a necessidade de mudanças urgentes na estrutura educacional do país.

 

Em leitura e matemática, entre os estados que ficaram abaixo da média nacional estão Roraima, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Rondônia, Amapá, Paraíba, Tocantins, Bahia e Alagoas. Já em Ciências, a maior pontuação foi no Espírito Santo e a pior em Alagoas.

 

Responderam as provas, pela primeira vez informatizadas, realizadas no ano passado, jovens de 70 países, incluindo 23 mil 141 estudantes, de 841 escolas do Brasil.

 


Fonte: Rádio /Agência Nacional / EBC


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann