O desastre ambiental da água engarrafada

Setor fatura U$ 100 bilhões por ano e produz montanhas de lixo

Reprodução
EJP Photo/Creative Commons

José Eduardo Mendonça

A água engarrafada é um problema ambiental sério. Apenas nos Estados Unidos são consumidas 50 bilhões de garrafas por ano, ou 1.500 por segundo, e a maior parte delas contém plásticos que não são recicláveis.

Além de sua produção, o transporte destas garrafas e seu refrigeramento representam a queima de uma imensa quantidade de combustíveis fósseis. Sua extração sobrecarrega os aquíferos, de acordo com o Sierra Club, uma importante organização ambiental americana. E são necessários três litros de água para fazer um litro de água engarrafada.

Ainda assim, o mundo gasta U$ 100 bilhões por ano com o produto, mesmo em países cujas principais cidades, como é o caso de diversas capitais do Brasil, têm água de torneira perfeitamente saudável. O sucesso do setor é tamanho que ultrapassou em volume leite, café e sucos em termos de litros vendidos, ficando atrás apenas de cerveja e refrigerantes.

As empresas que engarrafam água gastam 17 milhões de barris de petróleo por ano em sua produção, nos EUA. Isto é o suficiente para alimentar um milhão de carros por ano. Não é só isso. O Earth Policy Institute, da Universidade Columbia, em Nova York, estima que, considerando extração, processamento, transporte e refrigeração, são queimados 50 milhões de barris por ano.

A água engarafada não faz qualquer sentido para o consumidor, porque custa 2.900 vezes mais que a água de torneira – e onde não é segura, pode ser filtrada. Nem sempre é isenta de contaminação, e os plásticos utilizados na garrafas contém elementos químicos perigosos para a saúde humana.

Outro grande problema é que a indústria está privatizando o bem público, tirando água de fontes que, sendo públicas, pertencem na verdade aos cidadãos. Segundo o Huffington Post, alguns especialistas acham que os lucros destas companhias deveriam financiar a infraestrutura das cidades para garantir que a água bebida da torneira por seus habitantes esteja disponível para todos.

Fonte:  Planeta Sustentável

 

» Esta é uma informação    Compartilhe por aí, vale a pena … 

Simulação sem compromisso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann