Rio 2016: assista ao vivo a cerimônia de acendimento do fogo olímpico e o início do revezamento da tocha

olympia_26514938946_o

Reprodução


Criado em 20/04/16 17h43 e atualizado em 21/04/16 06h34

Por Portal EBC*


Um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, a Chama Olímpica será acesa em cerimônia que acontece nesta quinta-feira (21), a 106 dias da abertura das competições, no Rio de Janeiro. A cerimônia começa em frente às ruínas do Templo de Hera, na cidade grega de Olímpia, e está marcada para começar ao meio-dia, no horário local (6h, pelo horário de Brasília). A atriz grega Katerina Lehou representará a alta sacerdotisa do templo e será responsável pelo acendimento da chama.

Leia também: Conheça a história da Chama Olímpica e de seu revezamento em tochas

A cerimônia desta quinta está sendo organizada pelo Comitê Olímpico Helênico e conta com 46 pessoas –  sendo 29 sarcedotisas e 13 dançarinos. A coreografia é assinada por Artemis Ignatius e a música, de autoria do compositor Yiannis Psimadas.

Assista ao vivo

A partir das 6h da manhã (o player é disponibilizado pelo Comitê Olímpico Internacional). Caso tenha problemas com o player, você pode assistir clicando aqui

 

Confira a programação da cerimônia de acendimento da Chama Olímpica

A programação inclui a execução do Hino Nacional do Brasil, apresentações culturais, hasteamento de bandeiras e início do revezamento (no horário de Brasília):

6h – Cerimônia de Abertura

6h07 – Hino Olímpico
– Elevação da Bandeira Olímpica
– Hino Nacional do Brasil
– Elevação da bandeira brasileira

6h11 – Hino Nacional da Grécia
– Elevação da bandeira grega
– “A Luz de Olympia “, poema Takis Doxas recitado por Yiannis Stankoglou
– Fala de autoridades

6h23 – Discurso do Presidente do Comitê Olímpico Grego, Spyros Capralos

6h26 – Entrada dos oficiais cadastrados no Templo de Hera

6h32 – Cerimônia de Acendimento no Templo de Hera

– Entrada da Alta Sacerdotisa e das Sacerdotisas no Estádio Antigo com a chama olímpica
– Apresentação cultural das sacerdotisas

6h50 – Entrega da Chama Olímpica pela Alta Sacerdotisa ao primeiro carregador da tocha
– Partida do primeiro carregador, o ginasta grego Eleftherios Petrounias, para o Monumento a Pierre de Coubertin (o primeiro brasileiro será o ex-jogador de vôlei Giovane Gávio)
– Abertura do Revezamento da Tocha Olímpica

Revezamento

O revezamento da tocha olímpica também começa nesta quinta, e o primeiro condutor será o ginasta grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial das argolas na ginástica artística. Em seu primeiro trecho, a tocha seguirá em direção ao monumento em homenagem a Pierre de Coubertin, o francês que idealizou os Jogos Olímpicos Modernos. O bicampeão olímpico Giovane Gávio, atleta aposentado do vôlei, é o primeiro brasileiro a participar do revezamento, que só vai acabar no dia 5 de agosto, quando a pira do Maracanã for iluminada.

Depois de um trajeto de seis dias pela Grécia, a tocha olímpica cruza o Atlântico e desembarca no Brasil. O ponto de partida é a capital federal Brasília, no dia 3 de maio. O deslocamento pelo país prevê a participação de cerca de 12 mil condutores, com 20 mil quilômetros percorridos por estrada e dez mil milhas aéreas em sua passagem por mais de 300 cidades.

*Com informações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do portal Brasil 2016


Fonte: EBC


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann