Sábado de aleluia, vamos malhar o Judas?

AUTO_jbosco

Reprodução Web

Malhação do Judas na semana santa, tradição que tem origens pagãs e foi introduzida na America Latina pelos portugueses e espanhóis.

Já estava escrito que alguém iria cometer este ato. E o escolhido nesse caso foi Judas. Será então que ele tem culpa no cartório? Ele também foi escolhido assim como os outros. Cada um tinha a sua missão, a missão dada por Deus que o próprio Jesus citava em suas pregações enquanto vivo.

A malhação do Judas, com o passar do tempo, a brincadeira evoluiu das cidades grandes e foi encaminhada para os bairros e cidades periféricas. Malhação de Judas ou queima de Judas. Realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia. Ser malhado ou queimado não faz diferença, todos querem crucificar o Judas por ter sido um traidor, por ter traído Jesus.

Judas teria traído Jesus e o entregue ao Sinédrio, conselho supremo e representação dos judeus perante os romanos, em troca de dinheiro. Por conta desse episódio relatado no Novo Testamento, as populações seguidoras da fé católica adotaram o ritual de na semana da Paixão de Cristo fazer simbolicamente o julgamento, a condenação e a execução de Judas, o traidor. Na tradição popular, antes da “execução” dele, é lido o “testamento” de Judas, que escrito em versos é colocado no bolso do boneco e traz sátiras às pessoas, principalmente de políticos da atualidade e a fatos de relevância acontecidos no local.

A malhação simbolizando a morte de Judas Iscariotes. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele.

No Brasil, a brincadeira do Judas pode ser uma forma de manifestar sobre a insatisfação dos problemas existentes. Por isso, muitas vezes os bonecos são vilões de novela, cartolas de times de futebol e principalmente políticos que estão em evidência  com ficha suja.

Você já parou para pensar se a moda pega em todo o Brasil?

Por (Eni)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann