Saiba para que serve e como usar o Portal da Transparência

O Portal da Transparência disponibiliza informações a respeito as contas da Administração Pública Federal e Municipal.
Com este Portal você poderá conhecer as metas de governo e acompanhar a utilização do dinheiro público.
É o cidadão fiscalizando o trabalho do governo que elegeu.

download (1)

Reprodução Web


Reprodução Web

Por (Eni)


O cidadão confere os valores gastos com o custeio na administração municipal, como aluguel de imóveis, energia elétrica e outros, o comportamento da dívida pública, pagamentos realizados, informações a respeito dos Conselhos Municipais, e os recursos recebidos dos Governos Estadual e Federal, entre outras informações.

E para estimular a concorrência nas compras da Prefeitura, serão publicados os avisos de licitação, bem como um resumo das licitações já realizadas.

Através do Orçamento Participativo, a população determina os investimentos prioritários.   O cidadão pode acompanhar as obras que escolheu de modo democrático e legítimo.

A transparência nas ações públicas é uma meta de governo.

O Portal da Transparência é um instrumento de excelência na vigilância permanente da aplicação dos recursos públicos.

Esclarecimentos sobre o funcionamento do Portal

Para esclarecer dúvidas e enviar críticas, elogios ou sugestões sobre assuntos que se relacionem com o funcionamento do Portal, bem como para obter orientação sobre como navegar e consultar as informações disponíveis, selecione o tema de seu interesse, leia informações importantes sobre o assunto e, caso ainda seja necessário, envie sua mensagem para a equipe do Portal da Transparência:

Outra ferramenta que pode ajudar no esclarecimento de sua dúvida é o Manual de Navegação. Ele orienta, de forma rápida e simples, o cidadão e os agentes públicos a encontrarem as informações desejadas, facilitando, assim, a navegação.

Denúncias

Caso você tenha informações concretas sobre irregularidades e queira denunciar aplicação indevida de recursos públicos relacionados a procedimentos e ações de agentes, órgãos e entidades do Governo Federal (Poder Executivo), visite o site da CGU e verifique como fazer sua denúncia.

CEIS (Empresas Sancionadas)

Caso você tenha dúvidas ou queira encaminhar alguma crítica ou sugestão sobre empresas penalizadas, encaminhe sua mensagem para o seguinte e-mail: ceis@cgu.gov.br

CEPIM (Entidades Impedidas)

Caso você tenha dúvidas ou queira encaminhar alguma crítica ou sugestão sobre entidades impedidas, encaminhe sua mensagem para o seguinte e-mail: cepim@cgu.gov.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “Saiba para que serve e como usar o Portal da Transparência”

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann