Simplicidade do Papa conquista os colombianos

Reprodução


 


Bogotá (RV) – Desde que saiu na manhã de quinta-feira da Nunciatura, onde está hospedado, o Papa Francisco tem conquistado o coração dos colombianos por sua simplicidade e proximidade com as pessoas, e sua mensagem de paz e reconciliação está chegando a todos os cantos do país. Sempre está disposto a um sorriso, a acenar e aproximar-se das pessoas, especialmente das crianças, idosos e enfermos.



Após ser recebido pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos e rezar junto à Virgem de Chiquinquirá, padroeira da Colômbia, na Catedral Primaz de Bogotá, o Sumo Pontífice foi à praça central de Bogotá, a Praça Bolívar, onde se encontrou com uma multidão de mais de 22 mil  jovens colombianos e de outros países latino-americanos que o aclaram com muita alegria e fazendo “lío” (barulho) com Jesus. Os jovens repetiram muitas vezes o refrão: “Esta é a juventude do Papa”, deixando emocionado em diversas ocasiões o Santo Padre.

A colombiana Georgeth Silva nos partilha que “a visita do Papa nos dá aos jovens a esperança de que podemos mudar o país. Também nos motivou, mesmo diante dos inconvenientes, e que se lutamos por algo as coisas sairão muito bem”.

Em seguida, o Santo Padre se reuniu com os bispos da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) e à tarde com o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), motivando-lhes a assumir um compromisso cada vez mais próximo às pessoas.

Daí partiu para celebrar sua primeira missa em terras colombianas, no parque Simón Bolívar. À multitudinária Eucaristia, participaram mais de um milhão de pessoas de várias partes da Colômbia e do mundo, que enfrentaram, inclusive as fortes chuvas, com muita alegria. O Papa expressou a necessidade dos católicos serem “construtores da paz e promotores da vida”.

O padre argentino Hugo Alejandro Ceferino, da Diocese de Mendoza (Argentina), que fez questão de vir acompanhar esta celebração, diz que “sempre é uma experiência significativa a visita do Papa por ajudar a redescobrir a fé das pessoas, ver como se renova a fé de um povo. Foi uma alegria recebê-lo ontem e hoje concelebrar a Eucaristia com ele”.

O programa de hoje

Nesta sexta-feira, o Papa visita a cidade de Villavicencioporta de entrada da Amazônia e da planície colombiana. É um dos  dias mais esperados, onde tratará com palavras e gestos o tema da reconciliação em três âmbitos: com Deus, entre as pessoas e com a natureza. Esta é uma das zonas que mais sofrem com o conflito armado e com o desmatamento. Aí celebrará uma missa campal, onde beatificará dois mártires colombianos: o bispo Jesus Emilio Jaramillo e o sacerdote Pedro Maria Ramírez. Depois terá um grande encontro de oração pela reconciliação nacional (junto às vítimas do conflito), inaugurando a «Cruz da Reconciliação».

De Bogotá para Rádio Vaticano, Pe. Júlio Caldeira imc

 


Fonte: Rádio Vaticano


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann