Turma da Mônica: A ‘dentuça’ mas amada do Brasil completa 50 anos

Baixinha, gorducha, dentuça e cinquentona. Isso mesmo, Mônica, a personagem mais famosa de Mauricio de Sousa, completa 50 anos de criação no dia 3 de março. E não é só a idade da menina que está aumentando. Nesses 50 anos, a dentuça mais amada dos gibis conquista mais e mais fãs todos os dias, tanto crianças quanto adultos e idosos.

A menina de vestidinho vermelho que não leva desaforo para casa apareceu pela primeira vez em 1963, em uma tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de São Paulo. Na historinha, Cebolinha reclama com Mônica que ela está atrapalhando seu caminho. Mônica, então, não pensa duas vezes e dá uma coelhada no amigo. Essa foi a primeira aparição de Mônica e também a primeira coelhada da história.

Inspirada na filha do cartunista, que possui o mesmo nome que a personagem, Mônica foi conquistando o público a cada dia até “roubar a cena” de uma vez por todas. Foi em 1970 que a gorducha ganhou uma revista própria, com o título “Mônica e sua Turma”.

A personagem representa uma menina forte, decidida e muito companheira. Falando em companheirismo, o coelho Sansão é o amigo mais fiel da dentucinha e a grande “arma” contra os meninos que a perturbam, principalmente o Cascão e o Cebolinha – é impossível contar nos dedos quantas coelhadas que Mônica já deu em seus amigos.

Mônica Jovem

Em 2008, Mauricio de Sousa lançou a Turma da Mônica Jovem. Diferente das publicações antigas, a personagem principal não é mais a baixinha e gorducha. Nessa fase, Mônica e seus amigos são adolescentes, com 15 anos de idade.

Ainda dentuça, a menina-mulher, que desfila com roupas da moda, enfim se relaciona com Cebolinha – agora chamado de Cebola. Mas, assim como na fase anterior, os dois vivem entre tapas e beijos.

Embaixadora do UNICEF

No dia 6 de novembro de 2007, num evento realizado no extinto Parque da Mônica, no shopping Eldorado, a personagem foi nomeada embaixadora do UNICEF.  A nomeação se deu devido à influência que ela exerce sobre crianças, professores e famílias, já que consegue transmitir valores como amizade, importância da educação e convivência familiar.

A aliança entre a Mauricio de Sousa Produções e o UNICEF começou em 1994, quando Mônica e sua turma estrelaram uma edição especial do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte: http://www.paraiba.com.br


Simulação sem compromisso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Responses to “Turma da Mônica: A ‘dentuça’ mas amada do Brasil completa 50 anos”

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann