Um terço dos alimentos é desperdiçado todos os anos, diz ONU

Maior parte do lixo vem de consumidores que compram muito e jogam fora o que não comem

Reuters

ReproduçãoHomem cata restos de comida em um mercado local de Bogotá, na Colômbia
07.03.2012/John Vizcaino/Reuters

Todos os anos, cerca de um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano, aproximadamente de 1,3 bilhão de toneladas, é desperdiçado em todo o mundo, aponta a ONU (Organização das Nações Unidas), em relatório divulgado nesta quarta-feira (11).

O desperdício dessa comida causa também a perda de toda a energia, água e produtos químicos necessários para produzi-la e descartá-la.

No seu relatório intitulado “A Pegada do Desperdício Alimentar”, a FAO (Organização da ONU para Agricultura e a Alimentação) estima que 30% das terras agrícolas do mundo, e um volume de água equivalente à vazão anual do rio Volga (na Europa), são usadas em vão.

E os problemas causados pelo desperdício de comida não param por aí: eles também se refletem no meio ambiente, especificamente na produção dos gases que causam o efeito estufa.

Lei também:

»  Veja as imagens do dia

 »  Nobel da Paz diz no Brasil que combate à fome deve ter participação feminina

Segundo o levantamento da FAO, a emissão de carbono dos alimentos desperdiçados equivale a 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.

Se fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gás carbônico do mundo, depois da China e dos Estados Unidos.

Esses dados sugerem que um uso mais eficiente dos alimentos poderia contribuir substancialmente para os esforços globais para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e diminuir o aquecimento global.

No mundo industrializado, a maior parte do lixo vem de consumidores que compram muito e jogam fora o que não comem. Nos países em desenvolvimento, a causa principal é a agricultura ineficiente e falta de instalações de armazenamento adequadas.

“A redução de desperdício de alimentos não só evitaria a pressão sobre recursos naturais escassos, mas também diminuiria a necessidade de aumentar a produção de alimentos em 60%, a fim de atender a demanda da população em 2050”, diz a FAO.

A organização sugere que se melhore a comunicação entre produtores e consumidores para gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais eficiente, bem como investir mais na colheita, resfriamento e métodos de embalagem.

A FAO também disse que os consumidores no mundo desenvolvido devem ser encorajados a servir pequenas porções e fazer mais uso das sobras. As empresas devem dar comida excedente para instituições de caridade, e desenvolver alternativas para o despejo de resíduos orgânicos em aterros sanitários.

A FAO estima o custo do desperdício de alimentos, excluindo os peixes e frutos do mar, em cerca de 750 bilhões de dólares por ano, com base em preços de produção.

O desperdício de alimentos consome cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocupa cerca de 1,4 bilhão de hectares- grande parte de hábitat natural transformado para tornar-se arável.

(Reportagem de Catherine Hornby)

Fonte: R7

 

» Esta é uma informação    #Compartilhe por aí, vale a pena … 

 

Não deixe seu carro desprotegido, faça uma cotação online e saiba na hora o preço do seu seguro.

Simulação sem compromisso

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can leave a response, or trackback from your own site.

6 Responses to “Um terço dos alimentos é desperdiçado todos os anos, diz ONU”

  1. php disse:

    php

    […]Enicomputer, a página do Buzum | Enicomputer, a pagina do Buzum – Tocos do Moji, Sul de Minas, Brasil[…]

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress | Download Free WordPress Themes | Thanks to Themes Gallery, Premium Free WordPress Themes and Free Premium WordPress Themes
WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann